Você está disposto a votar nas eleições deste ano?

Sim

Não

Não Sei

 
GERAL
Por Eder Luiz | Em 13/06/2011 - 18h43
Denúncia dos computadores - Secretário responde
Portal levou ao ar a denúncia na manhã desta segunda. Computadores estão parados na biblioteca pública.
8 Comentários
 
Compartilhe esta notícia:
 



A administração de Herval d´Oeste se manifestou na tarde desta segunda-feira, 13, sobre a denúncia divulgada aqui no ederluiz.com de que computadores e equipamentos recebidos a dois anos por doação do Governo Federal estão parados, ou encaixotados na biblioteca pública municipal. A matéria denunciou que estes equipamentos estão sem condições de uso pela falta de uma rede de internet e também pelo estado em que se encontram, mostradas nas fotos que ilustram a reportagem.

O secretário de educação do município, Ricardo Nodari, preferiu tratar o caso como “questões pessoais”, que envolveriam o atual gerente de cultura, Valdecir da Rosa, que foi quem procurou o ederluiz.com para expor o problema.

“O problema daquelas informações está em questões políticas, ou melhor, pessoais. Isso porque o cargo de diretor de cultura em Herval d´Oeste é do PSB do qual Valdecir da Rosa, autor da denúncia, é filiado, mas indicações do partido passam pelo legislador da sigla na câmara. Não cabe entrar no mérito da questão, mas um professor que recentemente passou em teste seletivo vai estar assumindo o posto o que não agradou ao diretor. Por isso essa “denúncia” veio a tona assim como outras matérias já publicadas em redes sociais”, destacou ele.

Quando questionado sobre os computadores Nodari foi enfático. “A proposta da administração é de fazer as coisas em benefício da comunidade. Esses equipamentos foram até montados na biblioteca – todos instalados, porém faltavam pontos de internet. Quando fomos verificar isso constatamos problemas graves no prédio em relação às instalações hidráulicas e elétricas. O prédio foi construído ainda no mandato do ex-prefeito Alcides Saraiva e de lá para cá passou por algumas mudanças, mas nenhuma reforma total. Por esse problema, optamos em retirar todos os computadores, encaixotar e tentar buscar uma alternativa até porque o projeto da administração anterior era esse – Biblioteca mais Cultura – então precisamos instalar junto à biblioteca”.

Sobre como seria essa solução Nodari disse que já estava em conversação com a gerente regional de educação Maria Carlesso Doré (PMDB) para uma solução conjunta junto a Escola Estadual São José. “Estávamos verificando a possibilidade de ampliar a biblioteca do São José e instalar esses computadores no local, porém o estabelecimento educacional está em reforma e precisávamos esperar esse tempo hábil”, declarou ele.

Além disso, Nodari confirmou que a biblioteca de Herval d´Oeste deve mesmo sair do local onde se encontra e passar a atuar junto a Estação Ferroviária. Nodari disse que o atual prédio ficaria para a assistência social e para a instalação do escritório local da Celesc e que passaria por uma reforma ampla e a biblioteca ficaria em um espaço histórico e cultural. “Na estação ferroviária nós mantemos um tele-centro com 10 computadores e com rede de internet. Todo o equipamento está disponível aos estudantes hervalenses para pesquisa, não para uso indiscriminado da rede apenas para fins educacionais. Os dois tele-centros naquele lugar poderiam operar em rede – mas lembrando que isso só pode ser feito se a biblioteca estiver naquele local por força de projeto”.

Nodari lembrou ainda que recentemente o prefeito Nelson Guindani assinou acordo com o Ministério Público quanto as vagas de creche em Herval d´Oeste e que nesse momento valores financeiros estão sendo direcionados para o cumprimento dessa meta. “O ex-prefeito já está sendo processado pelo descumprimento de acordo. Guindani está fazendo as vagas e estamos empenhados nisso. Uma porque é uma necessidade real do município e outra porque é um acordo que gera multa para a administração e para o prefeito em exercício na época. É por esse motivo que não podemos onerar o município nesse momento”, reforçou ele.

O ex-secretário de educação de Herval d´Oeste, Rogério Bilibio (PT), confirmou que os computadores foram montados no atual local da biblioteca faltando apenas pontos de internet e que problemas estruturais foram identificados. O prefeito Nelson Guindani está em Brasília até quarta-feira, quando retorna e deve tomar outras providências a respeito do caso.

Por telefone na tarde desta segunda-feira, o secretário Ricardo Nodari, informou a reportagem do ederluiz.com que não há um prazo para que a mudança aconteça e nem quando os computadores estarão funcionando para a comunidade.

Enquanto isso os computadores devem permanecer na mesma situação, o que leva o risco de que pela falta de conservação sofram problemas e tenham seu uso comprometido.

O ederluiz.com continuará acompanhando o caso.

( Veja a reportagem com a denúncia: http://www.ederluiz.com/a...=13&id=2085 )

Fonte: Com informações da Agência Nativa
 
8 Comentários
 
cultura comentou em 16/06/2011 as 10:02:34
herval d´oeste | SC
verdade cise. concordo com vc. o secretario de educação mandou os prefessores pra unidos onde ele era o presidente. a unidos ficou com a quadra de esporte que o municipio ganhou, e em troca teria que fazer projeto social. Opa mas os professoares sao pagos pelo municipio,, isso esta certo? gente vamos abrir o olho. ( a e se ainda funciona-se os cursos)
NEM TODOS GOSTAM DE CARNAVAL.... cade a quandra de esportes.
cise comentou em 16/06/2011 as 09:54:31
herval d´oeste | SC
eu nao acredito noque este secretario esta falando..... primeiro que o cara até agora tem em seu poder duas secretaria e ainda trabalha como advogado. educação tem que ter empenho... ele termina com a casa da cultura, manda os professores pra escola de samba unidos do herval. imagine seu filho numa segunda feira entrando no local onde teve bailão no domingo a noite, nossa... opa desculpa nao é escola de samba, é CENTRO DE EVENTOS. agora quer colocar os computadores em uma escola do govergo.
Marcos comentou em 14/06/2011 as 11:31:37
Joaçaba | SC
É triste ter que ver interesses políticos envolvidos na Administração Municipal de Herval D' Oeste. Agora não venham com justificativas vazias, pois já fazem dois anos que este projeto está no papel. Se a biblioteca não oferece estrutura para montar o laboratório de informática, será que ninguém teve a simples idéia de levar estes computadores para outro espaço (escolas, abrigos, etc)? Sr. Nodari, é mais viável deixar o patrimônio parado ao inves de beneficiar a população? Frustrante.
ademio comentou em 14/06/2011 as 09:05:58
herval d´oeste | SC
Na minha humilde opinião o funcionário responsável pela denúncia deveria ser promovido, pois foi o único a enxergar o problema, mas como neste país falar a verdade é quase um crime, no mínimo será retaliado. Foi cômodo o secretário desviar o foco para questões "políticas e pessoais", espero que consiga com essa defesa convencer o MP. Agora esperamos a postura do prefeito, será q vai punir os responsáveis por essa irresponsabilidade? Ou vai punir o funcionário que denunciou?
Thiago comentou em 14/06/2011 as 08:11:15
Herval d´Oeste | SC
Que exista briga política tudo bem, mas o foco não é esse. O problema são esses computadores jogados lá, desrespeito. Precisei fazer uma consulta na internet e fui até a biblioteca e não pude usar. Isso é um descaso, 2 anos neste depósito e vcs ainda tem a coragem de vir falar isso. Se querem brigar, sem problemas, mas não esqueçam da população. Isso em qualquer lugar do mundo dava cadeia, por descaso e falta de respeito com o povo.
LG comentou em 13/06/2011 as 22:54:43
HDO | SC
No Brasil tudo é assim SE EXPLICA, MAS NÃO SE JUSTIFICA! muito bem explicadinho pelo Nodari, mas nem um pouco justificável. No Brasil as coisas não precisam funcionar, só precisam existir, como existe uma "biblioteca" em HDO, como existem leis, como exisem governantes, administradores e legisladores, 2011... prédio da biblioteca sem rede de internet?O Haiti é aqui??Santa Catarina com a melhor educação do Brasil... imaginem a pior! EDER LUIZ MANDA LEVAR ESSES COMPUTADORES PRO ABRIGO DE MENORES!!!
Luiz 2 comentou em 13/06/2011 as 22:44:42
Joaçaba/Herval DOeste | SC
RESUMINDO!!!!Cargos politicos em jogo E POVO????QUE VERGONHA!!BANDO DE IMCOMPETENTES,TODOS SEM DISTINÇÃO!!!!!!SAIAM DE SEUS CARGOS DE MANDO E DESMANDOS E HONREM COM OS SALÁRIOS QUE RECEBEM QUE VEM DOS COFRES DO POVO.
Euclides Riquetti comentou em 13/06/2011 as 20:15:25
Joaçaba | SC
Para habilitar-se em projeto do gênero, o município precisa garantir espaço adequado, com energia, pontos de internet e funcionário, já no momento de assinatura do Convênio, que ocorreu em 2008. Bem fundada a explicação do Secretário Nodari. E é uma boa, mesmo, viabilizar a biblioteca em outro local, para que comporte o laboratório. Seria ilegal se o mesmo fosse redirecionado. A Controladoria Geral da República, em algum momento, vai auditar isso, responsabilizando o gestor da época. É a norma
Deixe seu Comentário para a notícia "Denúncia dos computadores - Secretário responde"
(*) - Todos os campos são de preenchimento obrigatório.
Seu Nome*:
Seu E-mail*:
(o email não será publicado)
Cidade*:
Estado*:
Comentário*:
  500 caracteres restantes.
Eu li e aceito as regras de publicação de comentários. VER REGRAS
Sugerimos também a leitura dos TERMOS DE USO
Chave de Segurança*:
91880
VEJA TAMBÉM - Notícias relacionadas a GERAL
 
23/07/2014 - Evento da ACIOC aborda o 1º Emprego
Um dos maiores desafios para as organizações, gestores e profissionais de Recursos Humanos é a crescente demanda de mão de obra e...
23/07/2014 - Nevasca completa 1 ano
Há um ano o clima era bem diferente na região. Se nesta quarta-feira a mínima foi de 14º na mesma data em 2013 o frio era intenso...
22/07/2014 - Conjunto Fogo de Chão em Água Doce para baile beneficente
O renomado Conjunto Gauchesco Fogo de Chão estará em Água Doce no próximo dia 26 de julho para o baile beneficente em prol do...
22/07/2014 - Acidente fatal
Às 02h30 desta madrugada a PRF foi acionada para atendimento de um acidente envolvendo uma carreta transportando blocos de motor...
21/07/2014 - Van e Brasília batem na 282 em Erval Velho
Foi registrado por volta das 10h00 desta segunda-feira (21), na BR-282, próximo ao distrito industrial de Erval Velho, um acidente...
21/07/2014 - Destino Europa
Uma empresa de Treze Tílias está oferecendo uma opção diferenciada para os interessados em conhecer os encantos, a história e as...
21/07/2014 - Estado crítico
A ligação entre Joaçaba e Luzerna pela Avenida Caetano Natal Branco, recuperada há apenas 4 anos, já demonstra graves problemas. A...
20/07/2014 - Histórias entre amigos de verdade!
Dizem que amigos de verdade, aqueles para qualquer hora, podemos contra nos dedos. Afinal, poder chamar alguém de amigo é um...
19/07/2014 - CDL comemora aniversário de 47 anos de fundação em Joaçaba
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Joaçaba (CDL) está em festa neste mês de julho. Fundada em 1967 por um grupo inicial de 32...
19/07/2014 - Profissionais de arquitetura e decoração se reuniram em Joaçaba
Na noite de sexta-feira, dia 18, o diretor do Núcleo Catarinense de Decoração (NCD) – regional oeste – com sede na cidade de...
 
23/07/2014 - Carnaval - 18 hrs
Carnaval 2015 terá mudanças no repasse de recursos
23/07/2014 - Joaçaba - 15 hrs
Preso no centro homem com mandado de prisão em aberto
23/07/2014 - Polícia - 13 hrs
Justiça condena integrantes de quadrilha
23/07/2014 - Polícia - 13 hrs
Polícia prende dupla que somando BO´s chega a 70 procedimentos
23/07/2014 - Geral - 11 hrs
Evento da ACIOC aborda o 1º Emprego
23/07/2014 - Esportes - 11 hrs
Rally urbano em Joaçaba acontecerá em agosto
23/07/2014 - Região - 10 hrs
Programa de TV mostra Piratuba como destino turístico de inverno
23/07/2014 - Esportes - 10 hrs
Unoesc é ouro em quatro modalidades nos Jogos Universitários Catarinenses
23/07/2014 - Geral - 9 hrs
Nevasca completa 1 ano
23/07/2014 - Joaçaba - 8 hrs
Vandalismo em creche preocupa
Eder Luiz
Anuncie Aqui
Política de Privacidade
Termos de Uso
Contato
Agenda
Receitas
Fotos
Empregos
Previsão do Tempo
Horários de Atendimento
Segunda a Sexta: 07h às 12h e 13h às 19h
Fones: (49) 8851 5151 - 3522- 5532
E-mail: contato@ederluiz.com
© Ideia Good - Soluções para Internet