Você está disposto a votar nas eleições deste ano?

Sim

Não

Não Sei

 
ECONOMIA
Por Eder Luiz | Em 31/01/2012 - 9h27
Frigorifico da Aurora em Joaçaba irá reabrir
Fechado desde 2009, a previsão é que em 2013 as atividades sejam retomadas
16 Comentários
 
Compartilhe esta notícia:
 


Lanznaster explicou que a efetiva reabertura está prevista para o final de 2013

Uma ótima notícia para Joaçaba e região foi confirmada na manhã desta terça-feira, 31, durante uma entrevista coletiva na sede da Cooperativa Central Aurora, em Chapecó. Foi aprovada a reabertura do frigorífico de abates de suínos de Joaçaba, o que deverá acontecer em 2013.

Durante a coletiva, o presidente Mário Lanznaster, o vice-presidente Neivor Canton e o diretor de agropecuária Marcos Antônio Zordan comunicaram que a reabertura foi aprovada pela assembleia geral, reunida ontem (30/01), ocasião em que as 13 cooperativas filiadas autorizaram o emprego de parte dos resultados financeiros líquidos de 2011 para essa finalidade.

Os investimentos serão necessários para duplicar a capacidade de abate de 1.100 para 2.200 suínos/dia, instalar sala de cortes para exportação e ampliar a capacidade de congelamento. Por outro lado, os governos do Estado e do Município farão a perfuração de poços profundos para dobrar a oferta de água potável na indústria e construirão uma tubulação de 4,5 km para o despejo dos efluentes (tratados) no rio Caraguatá.

A efetiva reabertura está prevista para o final de 2013. “Vamos dar um impulso à economia do meio-oeste catarinense”, destacou Lanznaster. A indústria injetará na economia regional, em suas diversas fases, de 4 milhões a 8 milhões de reais mensais em salários, matérias-primas, insumos, impostos e fornecedores.

Quando a produção foi suspensa, em 2009, a unidade de Joaçaba mantinha 218 empregos diretos. Agora, com a retomada e os investimentos, a força de trabalho chegará a 600 postos de trabalho.

A indústria de suínos da Aurora em Joaçaba começou a ser edificada em fevereiro de 2001, foi inaugurada em abril de 2002 e paralisada em abril de 2009. Ocupa área de 20 hectares do Distrito Industrial de Joaçaba (à margem da rodovia BR-282) e constitui-se de planta industrial de 15.000 metros quadrados de área coberta, com capacidade para industrializar 200 suínos por hora.

A planta industrial inclui portaria, administração, vestiários e refeitório, pocilgas, linha de abate, resfriamento, congelamento, estocagem e expedição. A linha de abate é formada pelos setores de choque, sangria, escaldagem, depilação e chamuscador.

O sistema de tratamento de efluentes compõe-se de sete lagoas de decantação, peneiras, decantadores e flotadores. A água é captada em riacho e em poço profundo, armazenada em lago artificial para ser utilizada no processo industrial; após, é novamente tratada e devolvida ao riacho.

A Prefeitura de Joaçaba contribuiu com a doação do terreno e o governo estadual com outros incentivos fiscais e materiais.

Base Produtiva

Para viabilizar o suprimento de matéria-prima, as cooperativas filiadas da Coopercentral Aurora que atuam em Santa Catarina expandiram a base produtiva e incrementaram a assistência técnica e a extensão rural para suprir a demanda de animais em pé para abate.

Somente a Coperio, de Joaçaba, investiu 6 milhões de reais e ativou uma série de três unidades produtoras de leitões (UPL) localizadas nos municípios de Erval Velho, Água Doce e Jaborá.

Município comemora

O prefeito de Joaçaba, Rafael Laske, comemorou a notícia e confirmou que a prefeitura deverá entra com 30% do valor necessários para os investimentos que a Aurora condicionava a reabertura do Frigorífico. “O Governador Raimundo Colombo garantiu R$ 1 milhão e nós entraremos com os outros R$ 500 mil. Essa é uma conquista importante para Joaçaba. Só temos que comemorar”. Disse o prefeito.

 
16 Comentários
 
Vilson comentou em 18/04/2012 as 22:56:26
Joaçaba | SC
Ja vi essa novela antes. O povo Joaçabense paga, e os outros levam.
Façam uma pesquisa e vejam quantos funcionários eram do município de Joaçaba?
A maioria eram de municípios vizinhos.
As isenções concedidas não tiveram contrapartida pela empresa, esperamos que haja bom senso do poder publico, exigindo mais em troca para que realmente tenhamos um retorno !!!
Carlos comentou em 11/02/2012 as 19:19:01
Joaçaba | SC
Esta e uma noticia muito importante para Joaçaba, ja que temos uma empresa desse porte sem atividade. Porque alem de gerar empregos venha gerar ICMS que e o imposto recolhido que retorna ao municipio aonde estiver o investimento e recolhimento desse imposto Estadual. Vale dizer que a Coperio na epoca teve grande participaçao nesse investimento de uma forma ou outra. Agora a diretoria da Aurora deve ter cuidado para nao colocar na direçao do frigorifico quem ja quebou a Coperio, e la continua.
Fernando Cabral comentou em 01/02/2012 as 00:59:02
Joaçaba | SC

Se a empresa não conseguir preencher os tais 600 postos de trabalho com as pessoas da região ela pode: aumentar o salário para ser mais atrativo (duvido) ou trazer gente de fora (muito provável). O importante é que os salários sejam gastos no nosso comércio.

Éder, aumenta o número de caracteres por post, 500 é muito pouco.
Fernando Cabral comentou em 01/02/2012 as 00:51:38
Joaçaba | SC
William, juro que é a primeira vez que vejo alguém criticar a possibilidade de se criar centenas de empregos diretos, fora os diretos.

Aparentemente, tu deves ser um empreendedor, por estar precisando de uns 10 no setor de produção. Há muitas vagas abertas, não? Pois bem, que tal aumentar o salário oferecido e assim atrair mais efetivamente as pessoas, quiçá, melhor qualificadas.

Continua.
Sergio Luiz Ludescher comentou em 31/01/2012 as 21:20:06
Blumenau | SC
Como filho de Joaçaba e bravo defensor de nossa cidade em diversos Estados de nossa nação (morei 10 anos no Mato Grosso) parabenizo as pessoas que de alguma forma empenharam-se em trazer essa ótima notícia, importante ao desenvolvimento de uma região que por diversas vezes fora surrupiada de seus benesses outrora revogados! Saúdo aos moradores de verdade, Joaçabenses de carteirinha e coração!
Agora pode ser o momento de uma retomada honrosa, mais uma vez ao posto de pólo regional! Congratulações
Wiliam comentou em 31/01/2012 as 17:55:15
JOaçaba | SC
Tânia, sinceramente, os 600 empregos, são todos muito lindos no papel..

Agora me diz aonde tem 600 pessoas do setor de produção desempregadas em Joaçaba e região. Se souber de uns 10 bons me avisa...
O Sine mesmo relata que tem em torno de 100 vagas em aberto, sem preenchimento..

Eu não estou dizendo que é ruim, só estou dizendo que nem tudo são flores...e devem analisar mais antes de sair elogiando..


Tania comentou em 31/01/2012 as 17:11:09
Joaçaba | SC
Chega de pessimismo !!!!! Reabre uma empresa, com condições de dar 600 empregos e ainda tem gente querendo boicotar?????
Por favor, é hora de união ... vamos reerguer Joaçaba.
Joaçabense comentou em 31/01/2012 as 14:53:36
Joaçaba | SC
William, o problema é que qual empresa joaçabense tem 40 milhões para investir dessa maneira? Além de trazer mais 8 milhões mensais em salário. Se tivesse alguma que quisesse fazer esse investimento seria excelente, diria que a prefeitura deveria ajudar mais ela do que a Aurora, o problema é que não tem. E do modo que a cidade anda com poucos investimentos, sou a favor da ajuda a empresa, desde que os investimentos feitos por ela sejam acompanhados de perto pelo poder público.
macagnan comentou em 31/01/2012 as 14:50:43
Luzerna | SC
Luiz, o povo deveria boicotar a RBSTV que comprou a TV Catarinense e a fechou, deixando o meio oeste isolado em termos de comunicação em SC. Isso é que eu chamo de desprezo pelo povo do meio oeste. a Aurora vai reabrir e funcionar normalmente. Coisa rara em Joaçaba: Abrir alguma coisa.
adry comentou em 31/01/2012 as 13:44:22
joaçaba | SC
que boa noticia
esperamos que agora a aurora volte e nao feche mais pois foram 200 funcionarios demetidos em uma só vez quem garante que agora ela volte a funcionar e depois nao feche
eu sei pois passei por isso em 2009 quando ela fechou
mas que tudo de certo
Luiz comentou em 31/01/2012 as 13:41:27
Jba | SC
Willian..acho que se essa Coperativa mais uma vez USAR Joaçaba como fizeram no passado,o povo tem que por obrigacao BOICOTAR todo e qualquer produto dessa marca...em protesto,tenho certeza de que eles sentirao...mas por enquanto vamos acreditar no lado bom...afinal serao mais de 600 empregos diretos a nossa populacao!!que bom..parabéns Joaçaba
Wiliam comentou em 31/01/2012 as 13:22:37
Joaçaba | SC
Pelo jeito o site só aprova comentários que são a favor da matéria postada, recusaram o meu antes...

Como postei antes, não vejo muito motivo para comemoração da população. A planta para industrialização é só uma promessa, que com certeza não está no contrato do gasto a ser feito pela prefeitura.
Já gastaram fortunas com a Aurora e nunca obtiveram retorno. Deveriam valorizar empresas da cidade, que dão retorno a anos pro município.
Minha opinião é que a Aurora mais uma vez usará o município
Ricardo Oliveira comentou em 31/01/2012 as 10:47:48
Joaçaba | SC
Precisamos reconhecer os esforços políticos feito para que o Frigorífico retomasse as suas atividades em nosso município. Porém, não devemos comemorar nada, já que perdemos inúmeras outras empresas e para uma cidade que já foi considerada a "capital do meio oeste" temos ainda muito por fazer para conseguirmos ter novamente o desenvolvimento que outras cidades circunvizinhas possuem hoje... Reconhecimento sim... comemoração não! Mais trabalho político e administrativo de nossos representantes...
rodrigo comentou em 31/01/2012 as 10:16:20
jba | SC
Por mais que tenha que ser feitas mais concessões, no longo prazo o investimento do municipio retorna com o crescimento de empregos, e são os empregos que farão o municipio voltar ao crescimento. Vejo muitas salas comerciais vazias e sem prospecção de novos negocios, pelo fato de a população não crescer como está crescendo o mercado da construção civil em Joaçaba.
joaçabense comentou em 31/01/2012 as 10:12:42
joaçaba | SC
parabems a prefeitura pelas suas obras e ao prefeito!
continuem assim :)
SILVIA comentou em 31/01/2012 as 09:40:22
Joaçaba | SC
Que boa noticia!
Produção e emprego para Joaçaba.
Isso que interessa.
Eder continue dando noticias boas, chega de noticias negativas.
Deixe seu Comentário para a notícia "Frigorifico da Aurora em Joaçaba irá reabrir"
(*) - Todos os campos são de preenchimento obrigatório.
Seu Nome*:
Seu E-mail*:
(o email não será publicado)
Cidade*:
Estado*:
Comentário*:
  500 caracteres restantes.
Eu li e aceito as regras de publicação de comentários. VER REGRAS
Sugerimos também a leitura dos TERMOS DE USO
Chave de Segurança*:
11166
VEJA TAMBÉM - Notícias relacionadas a ECONOMIA
 
27/05/2014 - Santa Catarina renova certificação de área livre de febre aftosa sem vacinação
A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) renovou a certificação de Santa Catarina como Área Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação...
20/05/2014 - Superávit nas exportações de Joaçaba
Ao contrário do que se observa no Brasil, no município de Joaçaba, as exportações superam as importações. Enquanto o número de...
19/05/2014 - Aurora de Joaçaba está autorizada a exportar
A nova planta industrial da Cooperativa Central Aurora Alimentos localizada no distrito industrial de Joaçaba, inaugurada em 15 de...
09/05/2014 - Moradores da região investem em imóveis na Capital
Florianópolis é nacional e internacionalmente conhecida tanto por suas inegáveis belezas naturais, por sua qualidade de vida, por...
08/05/2014 - Promoções devem alavancar venda de carros novos
O mês de maio promete ser positivo para o setor automotivo. Após alguns feriados prolongados que influenciaram nas vendas, maio...
13/04/2014 - Strada, da Fiat, é o mais vendido do Brasil em março
Pela primeira vez uma picape, a Strada, da Fiat, foi o veículo mais vendido no País. Em março, o modelo vendeu 13.020 unidades,...
25/03/2014 - Oferta menor eleva o preço do leite em SC
A base produtiva rural reduziu a oferta de leite, as indústrias estão processando menos matéria-prima e o volume geral de lácteos...
20/03/2014 - Demissões e corte de benefícios nas agroindústrias gera insatisfação no meio sindical
A demissão imotivada de trabalhadores em algumas agroindústrias de Santa Catarina nos últimos meses está motivando forte protesto...
15/03/2014 - Fiat Strada é o carro mais vendido do mercado regional
Na região de atendimento da Carboni Fiat - Joaçaba, Videira, Fraiburgo, Capinzal e Campos Novos - o carro líder de mercado durante...
06/03/2014 - Venda de peixes dispara na quaresma
Católicos de todo o Brasil e do mundo possuem por tradição, não se alimentarem de carnes vermelhas no período da quaresma e...
 
25/07/2014 - Geral - 16 hrs
Concurso do IGP com inscrições abertas
25/07/2014 - Estado - 10 hrs
Neve em SC
25/07/2014 - Polícia - 9 hrs
Polícia apreende espingarda e munições em Água Doce
25/07/2014 - Joaçaba - 9 hrs
Encerra hoje o prazo para padronização visual dos táxis de Joaçaba
25/07/2014 - Herval d´Oeste - 9 hrs
Parecer favorável ao aumento do IPTU
24/07/2014 - Esportes - 18 hrs
Joaçaba disputará vaga para Taça Brasil
24/07/2014 - Esportes - 13 hrs
Piratubense é novo técnico da Seleção Brasileira de Futsal
24/07/2014 - Polícia - 11 hrs
Arma apreendida
24/07/2014 - Polícia - 11 hrs
Motorista é rendido por assaltantes na BR-153
24/07/2014 - Polícia - 10 hrs
Megaoperação da polícia em Campos Novos
Eder Luiz
Anuncie Aqui
Política de Privacidade
Termos de Uso
Contato
Agenda
Receitas
Fotos
Empregos
Previsão do Tempo
Horários de Atendimento
Segunda a Sexta: 07h às 12h e 13h às 19h
Fones: (49) 8851 5151 - 3522- 5532
E-mail: contato@ederluiz.com
© Ideia Good - Soluções para Internet